quinta-feira, 2 de setembro de 2010

TORNAR-SE HUMANO: IMPLICAÇÕES ÉTICO-ESTÉTICAS E CIENTÍFICAS DO CONHECER NA EDUCAÇÃO

A partir do mês de Setembro o Grupo NUTREE irá abri um grupo de estudo sobre as obras de Humberto Maturana. Os encontros acontecerá uma vez por mês durante o segundo semestre letivo de 2010/2 - Setembro à Dezembro.


Justificativa do Grupo de Pesquisa

A partir da criação do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Estéticos, NUTREE, no Curso de Especialização em Educação na FaE, em 2009, abriu-se um espaço de discussões acerca do fenômeno estético, da Arte e do Ensino de Arte que dia a dia se consolida. A proposta do núcleo, por seu caráter transdisciplinar, requer a análise cuidadosa de pensamentos e teorias contemporâneas que subsidiem a compreensão dos fenômenos humanos a partir da ética e da estética, ou seja, quando os modos de conhecer sensivelmente configuram uma ética nas relações para prover uma racionalidade alargada.
Este projeto, portanto, objetiva criar esse espaço vivencial de reflexão a partir da discussão das idéias de Humberto Maturana, pensado a partir das repercussões de seu pensamento- tem contribuído significativamente na procura pelo fenômeno do conhecimento.
          A leitura desses pensadores leva-nos a perceber o quanto as suas teorias ajudam a repensar outras áreas do conhecimento como, por exemplo, a pedagogia, a psicologia, a sociologia, a economia e a comunicação, pois, ao adentrarmo-nos nos processos biológicos e sociais que comandam o desenvolvimento do sistema nervoso, o cérebro e os atos cognitivos, processos que justificam a nossa humanidade e racionalidade, permite-nos ver, com mais detalhe, como somos capazes de representar, e assim, transformar o mundo.
Para este biólogo chileno, o conhecimento é uma construção da linguagem, e esta é referenciada e construída nas relações, que, por sua vez, são emocionadas. Os estudos de Maturana explicitam o sinônimo entre conhecer e viver. A noção de viver-conhecer está diretamente vinculada com o modo de relacionar-se e de organizar-se nessa relação. Em particular, deseja-se discutir a contribuição que oferece à organização do conhecimento que, no espaço escolar, considera a formação do sujeito numa perspectiva mais inteira em sua constituição como tal, incluindo uma ética baseada em emoções que fundam o social. A partir das seminários, deseja-se publicar as falas dos palestrantes a fim de socializar as construções do grupo.
Pensada por esta via, a convivência, que é este espaço/tempo das relações dos sistemas, é “lugar” de perene criação/recriação da vida, na medida em que se constitui como social na perspectiva acima mencionada. O viver-conhecer, nesta convivência, é constante atualização do sistema. Decorre daí a possibilidade de pensar o processo educativo do sujeito como construção de uma autonomia relacionada. No sentido de que cada qual é tido como um legítimo outro no conviver. Por isso: “toda história individual humana é a transformação de uma estrutura inicial hominídea fundadora, de maneira contingente com uma história particular de interações que se dá constitutivamente no espaço humano” (Maturana, 1998b, p. 28). É nessa consideração do humano como autônomo nas relações que Maturana encaminha uma noção de educação como vivência das relações mesmas dos indivíduos, nos presentes históricos de cada qual, capaz de recriar sistema(vivo-humano)-meio.
Justifica-se a realização desse projeto a partir da abertura de um espaço que não é somente de reflexão teórica, mas também vivencial.
Espera-se a partir do seminários seja deflagrado um espaço de discussão, junto ao NUTREE,à especialização e a FaE, que amplie as abordagens do fenômeno conhecer a partir de perspectivas inovadoras e ainda pouco discutidas no campo educacional.



Os horários e os dias das reuniões do grupo ainda está em fase de desenvolvimento, breve teremos atualizações

Um comentário:

Unknown disse...

Cumprimento os componentes deste grupo pela iniciativa a respeito do que tem sido proposto por Humberto Maturana. Tenho me dedicado à obra deste desde 2005. Participei de um curso em Santiago com Maturana e Ximena. Produzi dissertação de Mestrado em Educação a partir de sua obra. Atualmente estou envolvido na produção de tese para doutoramento em Educação desde a Biologia-cultural. O orientador é o professor Valdo Barcelos no PPGE-UFSM. Aqui em Santa Maria não há estudos ou grupos organizados para estudar Maturana. Se não considerarem impertinente, ofereço-me para colaborar de algum modo com seu grupo. Muito obrigado e desejo-lhes boas realizações.
Homero Alves Schlichting